PLANTÃO POLICIAL

[Policial][bleft]

VARIADAS

[Categorias][bsummary]

CIDADES

[Cidades][twocolumns]

"Guadalupe em Chamas", constantes queimadas e negligência do poder público faz população Guadalupense sofrer


Moradores da Quadra 14, no Centro, e demais Bairros da Cidade de Guadalupe tem sofrido com constantes queimadas em terrenos baldios.

Além da sujeira das cinzas que se espalham sobre ruas e casas, a maior preocupação é com o surgimento de problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.

Aqui na minha rua tocam fogo  direto já não aguento mais de tanta fumaça, quando eu lavo as roupas, os lençóis tenho que tirar do varal e lavar tudo de novo, diz o morador.

“Ta difícil aqui no centro, eles colocam fogo quase todos os dias. Gostaria muito que a prefeitura através da secretária do meio ambiente da cidade tomasse as providências”, diz a moradora ao Portal Velho Monge.

Segundo informações de alguns moradores, algumas pessoas tocam fogo em lixo, devido os grandes atrasos nas coletas.

O mais interessante é que a situação, outrora oposição, dizia de boca cheia que a secretária do meio ambiente da cidade só servia de cabide para barganha politica.

É imperativo que o poder público, tome suas devidas providências quanto a essas queimadas,  a secretária do meio ambiente não pode fechar os olhos enquanto a população sofre, o poder público não pode tirar o corpo de lado é sua responsabilidade, a secretária deve fazer a  coleta no tempo certo e depois fazer Palestras e conscientizar os donos dos terrenos baldios.

Imagina aí as crianças, os idosos e população, sofrendo com problemas de saúde devido as queimadas, e se precisar ir ao hospital na precariedade de remédios que a saúde enfrenta na cidade, como ficará o cidadão nesta hora?.

O CRIME

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”, veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto:

Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Aumento de pena

1º - As penas aumentam-se de um terço:

I - se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;

II - se o incêndio é:

a) em casa habitada ou destinada a habitação;
b) em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;
c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;
d) em estação ferroviária ou aeródromo;
e) em estaleiro, fábrica ou oficina;
f) em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;
g) em poço petrolífero ou galeria de mineração;
h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta.


Incêndio culposo

2º - Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.
Um questionamento muito comum sobre esse assunto é “não podemos fazer queimada dentro de nosso próprio quintal?”. Precisamos entender que por mais que o quintal seja uma propriedade nossa e de mais ninguém, o ar que respiramos e a atmosfera é de todos, isso constitui crime as queimadas em áreas particulares. Devemos nos atentar ao fato de que a fumaça é bem mais que uma perturbação que nos impede de respirar, pois nela pode conter substâncias danosas que podem até causar câncer.


Nenhum comentário: