PLANTÃO POLICIAL

[Policial][bleft]

VARIADAS

[Categorias][bsummary]

CIDADES

[Cidades][twocolumns]

'Vivi um milagre', diz brasileiro que sobreviveu à erupção de vulcão na Itália


O brasileiro Thiago Takeuti, de 35 anos, sobreviveu à erupção do vulcão Stromboli, na Sicília, no Sul da Itália. Ele foi encontrado em estado de choque e desidratado após ter ficado encurralado por pedras ao tentar fugir das explosões. Thiago estava acompanhado de um amigo, o fotógrafo italiano Massimo Imbesi, de 35 anos, que morreu no local.

De acordo com a agência italiana Ansa, a dupla estava fazendo uma excursão por Stromboli, um dos vulcões mais ativos da Itália, quando duas explosões aconteceram na quarta-feira, por volta das 16h no horário local.

— Vivi um milagre. Estou me perguntando por que sobrevivi — desabafou o brasileiro. — Ouvimos uma forte explosão e começamos a correr. Em um primeiro momento, [as explosões] pareciam um belo espetáculo, mas, depois, começaram a cair muitas pedras. Respiramos toda aquela fumaça e Massimo começou a se sentir mal.Italiano Massimo Imbesi morreu após erupção de vulcão Foto: Reprodução/Facebook

Thiago explicou que os dois estavam na subida do vulcão. É comum turistas escalarem o pico de 924 metros do vulcão e observar sua cratera, de onde pequenas rajadas de rocha derretida irrompem com frequência.

— Depois da erupção, tentamos nos proteger em uma zona onde o fogo e a lava já tinham acabado. Mas, correndo entre as pedras, caímos. [Massimo] começou a respirar mais pesado. Tentei reanimá-lo com massagem cardíaca e respiração boca a boca, mas não tinha mais nada para fazer — relatou o brasileiro.

A morte do fotógrafo foi confirmada pelas autoridades italianas. Massimo estava com um hematoma no tórax, mas a real causa da morte ainda está sendo investigada. Outras duas pessoas ficaram feridas, segundo o Comandante dos Bombeiros de Messina, Giuseppe Biffarella.
PUBLICIDADE
Foto mostra erupção vulcânica em Stromboli, na Itália Foto: Fiona Carter / AFP

A erupção de Stromboli

O fenômeno desta quarta-feira gerou dois rios de lava e lançou fragmentos de magma que provocaram incêndios em plantações na montanha. Assustados com as explosões, turistas se atiraram no mar para se proteger. As balsas que fazem o transporte para a ilha voltaram para o porto, e pessoas foram postas em barcos para não ficar na praia.

— Houve uma grande explosão, ouvimos um barulho, depois se elevou uma coluna de fumaça, com fragmentos de lava incendiária sobre Ginostra e chamas nas laterais do vulcão — disse uma testemunha.

Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932. Nesta época do ano, início do verão na Europa, turistas lotam a região. Apesar disso, a Proteção Civil da Itália indicou que não há motivos para evacuar a ilha.Fumaça sobe de um vulcão na ilha italiana de Stromboli Foto: Polícia Estadual de Stromboli / REUTERS

Nenhum comentário: