Header Ads

Header ADS

Dia 20 de Agosto é comemorado o dia do Maçom no Brasil e em Guadalupe



Dia 20 de Agosto comemora – se, o dia do Maçom em todas as potencias regulamentada no Brasil, onde hoje existe lojas Maçônicas em todo Piauí inclusive na cidade de Guadalupe.
Para a sociedade Guadalupense está data não passara despercebida, pois na cidade existe a Loja Maçônica Antônio de castro franco N° 18, e tem como o seu Líder venerável mestre Milton Sá, fica localizada no Bairro Vila Parnaíba – 140, estrada que dá acesso ao Aeroporto.
A maçonaria é uma sociedade discreta que tem por finalidade torna uma sociedade mais justa, e por finalidade a filantropia que é feita bem discretamente.

MAÇONARIA NO BRASIL
Traçaremos rápidas pinceladas a respeito dessa História da Maçonaria, já sobejamente sabida por todos nós, apenas para nos dar uma sequência lógica do pensamento sobre a ação da Maçonaria em nosso País.
A Maçonaria tem participado dos movimentos de libertação havidos no Brasil, como Instituição e, na maioria das vezes, através dos seus obreiros.
Vamos encontrar a marca dos maçons e consequentemente da Maçonaria, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Questão Religiosa, na Abolição da Escravatura, na Proclamação da República, dentre outros movimentos libertários.

Esse passado deve relembrar um trabalho que o momento histórico exigia e que a Maçonaria, os maçons propriamente dito, dentro dos princípios gerais da Instituição, mormente na América, o fizeram e que os registros históricos, maçônicos ou não-maçônicos, confirmam a passagem dos maçons pelas páginas do labor pátrio em prol da Liberdade.

Desse passado da Ordem, que hoje revemos em rápidas pinceladas, devem ficar as lições que utilizaremos no presente, não como uma pura repetição do passado, mas no que for possível historicamente transpor, quer através da memória coletiva ou através de atividades organizacionais que passam pelo tempo e continuam no tempo, relativizando.

Cada momento histórico reflete a Maçonaria daquele período cultural, posto que como uma organização e como um ideário, ela se amolda aos contornos sociais da época e aí cumpre o seu papel; como ideário, ela atravessa a noite dos tempos e faz renascer a cada aurora, os sentimentos que fazem dessa organização, que tem por divisa a LIBERDADE, a IGUALDADE e a FRATERNIDADE, uma presença constante em todos os quadrantes da Terra, literalmente falando, constituída teoricamente por todas as camadas sociais e organizada como a conhecemos hoje, desde o primeiro quarto do século XVIII.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.