MUNICÍPIOS

[Cidades][bleft]

GIRO PELO MARANHÃO

[Noticías do Maranhão][bsummary]

CATEGORIAS

[Categorias][twocolumns]

Governador Flávio Dino adota uso da hidroxicloroquina no combate à covid-19

O governador Flávio Dino (PCdoB) do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, aderiu ao protocolo que inclui hidroxicloroquina entre os medicamentos indicados para o tratamento da covid-19. O novo protocolo adotado pela secretaria contempla pessoas com comorbidades e que estão entre o 1º e 5º dia de infecção do vírus.

O Kit de fármacos entregue para os infectados contém combinações de hidroxicloroquina, azitromicina, corticoide, vitaminas C e D e remédios para febre e dor, como dipirona e paracetamol. Um dos pré-requisitos para utilizar os medicamentos é não possuir doenças cardíacas, mas somente uma avaliação médica poderá confirmar se a medicação poderá ser prescrita para o paciente.

Reações adversas

Assim como todo fármaco, a hidroxicloroquina pode causar reações adversas diante de seu uso. O médico Rodrigo Lopes, assessor especial da SES, ressaltou que as reações podem aparecer em um pequeno grupo de pacientes e que o uso deve ser acompanhado por um médico.

“Um pequeno grupo de pacientes pode apresentar problemas cardiológicos, oculares, por exemplo, por isso o uso precisa ser monitorado. A população não deve fazer o uso dessa medicação sem receita e monitoramento médico, pois existe um risco. O ideal é que o paciente não tenha doenças cardíacas, mas somente o médico pode fazer essa avaliação”, ressaltou.

Nenhum comentário: