MUNICÍPIOS

[Cidades][bleft]

GIRO PELO MARANHÃO

[Noticías do Maranhão][bsummary]

CATEGORIAS

[Categorias][twocolumns]

Marcos Parente elege pela primeira vez um médico e filho da cidade como prefeito


A cidade de Marcos Parente – PI que fica no sudoeste piauiense há 354 quilômetros da capital Teresina elege um médico pela primeira vez, o vencedor do pleito foi o Dr. Gedison Alves Rodrigues – MDB de 47 anos de idade com 1.564 votos. Nesta perspectiva a família Rodrigues retorna ao poder após 12 anos. O médico participou dos pleitos 2012 e 2016 não alcançando o resultado esperado, período do qual chegou a assumir por dois meses em ocasião da cassação do mandato do ex-prefeito Manoel Emídio de Oliveira. INFORMAÇÕES PORTAL TINGUIS

Portanto a persistência do grupo político e a vontade da maioria prevaleceu na cidade após duas tentativas contra as outras duas famílias respectivamente, que de fato comandam a cidade por vários anos, nesse sentido retorna ao poder a família Rodrigues encabeçada por Gedison eleito com 134 votos de diferença

Seus oponentes foram à empresária Maria José de Oliveira – PSD que obteve 1.430 votos e o jovem Advogado Matheus Miranda – PC do B que alcançou 361 votos, esses suficientes para alcançar o coeficiente eleitoral para eleger a sua avó Maria Alice da Silva vereadora, que curiosamente atua desde 2004 e preste a completar 75 anos de idade no mês de dezembro. Acreditamos até ser a mais idosa a ser eleita vereadora no município.

Quanto à vice-prefeita eleita é Iara Martins Santana que é bisneta de Doca Neto um dos cedentes de parte das terras para criação da cidade de Marcos Parente denominada anteriormente até o ano de 1962 de Tinguis.

Quanto aos vereadores outra curiosidade que na maioria dos municípios não ocorrem, que é os eleitores votarem no candidato a prefeito que compõem a majoritária, porém na cidade foi diferente, prova que pelo número de eleitos pela principal oponente que se elegeram 05 (cinco) vereadores e o prefeito eleito apenas 03 (três), percebe-se, portanto uma pulverização nítida de como os eleitores escolhem seus candidatos. Dentre os eleitos apenas 02 (dois) novos membros a Dra. Marinalva Alves e Edmundo os demais foram reconduzido. Destacamos ainda que o Mariano é o atual vice-prefeito e Maria Alice estava sem mandato desde 2008.

Nesse sentido em mais uma oportunidade o prefeito vai precisar ser articulador e ter jogo de cintura para governar, tendo em vista a maioria dos vereadores serem opositores e como já sabemos é uma tarefa árdua governar sem ter base aliada. O importante neste momento é fomentar o dialogo e a boa convivência em prol dos projetos que irá beneficiar os munícipes, e que as vaidades e outras questões sejam possam ser superadas a partir de 2021.


Nenhum comentário: