PF apreende 478 kg de maconha


A Polícia Federal no Maranhão deflagrou a 4ª fase da Operação Fusarium e apreendeu 478 kg de maconha e ainda erradicou cerca de 95 mil pés, 11 mil mudas e 9 mil sementes de cannabis sativa nas terras indígenas do Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, todas as áreas nas proximidades de Centro do Guilherme – MA e Centro novo- MA. As ações ocorreram de 26 de julho a 04 de julho.

De acordo com a PF, as ações ocorreram na região do nordeste brasileiro (Pernambuco e Bahia) e ainda fora do território nacional, no Paraguai, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar condutas ilegais e agir na movimentação financeira dos criminosos.

Plantação de maconha erradicada pela Polícia Federal

Todas as substâncias entorpecentes encontradas, incluindo pés, mudas, sementes e plantas já colhidas, perfazem, cerca de 32 toneladas, as quais foram devidamente incineradas.

Uso de tecnologia

Para a identificação das plantações ilícitas foram utilizadas imagens de satélites por meio do Programa Brasil MAIS. Essa tecnologia permite o acesso e compartilhamento das imagens diárias de uma constelação de mais de 130 satélites.

Maconha pronta para comercialização

Participaram da 4ª fase da Operação Fusarium 75 policiais federais, além de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais - IBAMA, e de militares do Corpo de Bombeiros Militar Estado do Maranhão - CBM/MA.


A ação contou ainda com o apoio de três helicópteros, sendo dois da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP e um do IBAMA.

A operação foi denominada FUSARIUM em alusão a fusariose: doença infecciosa causada por um fungo oportunista, o Fusarium spp., que pode ser encontrado no ambiente, principalmente em plantações.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.